Meu nome é Rudimar Blaszak, sou da cidade de Getúlio Vargas, moro no interior e faz 6 anos que estou aqui na Maanaim, era dependente do álcool... Eu bebi álcool socialmente até os 30 anos, depois fui me afundando, com 42 anos parei aqui na Maanaim, fui acolhido pelo Doutor Mario e pela aquipe dele, hoje faz 6 anos que estou aqui, estou curado e faço parte da equipe, estou acolhendo os acolhidos que vem, com muito amor e carinho e sou tudo grato a Maanaim. Desejo que venha quem precisar de ajuda, eu ajudo a acolher e estou aqui sempre ajudando.
Rudimar Blaszak
SANDRO MARTINS RODRIGUES Nasceu na pacata VILA SERAFIM SCHMIDT (mesma vila de nosso Presidente). Lá cresceu, sempre trabalhador e honesto, junto com mais 9 irmãos. Agricultor, meeiro, seu Pai, o Seu TÁCILIO, conhecido pela honestidade e trabalho, sempre foi admirado por todos, nasceu e cresceu trabalhando, tendo a honestidade como princípio de sua vida. Mas as drogas não escolhem as vítimas. Com a passar dos anos, com as decepções, fatos trágicos, más companhias, nosso SANDRO ficou dependente químico e, como tantos, não encontrava saída, mesmo com diversas internações em comunidades terapêuticas. Certo dia do mês de fevereiro/2021), a NÁDIA, sua irmã, ligou para o nosso Presidente, assustada: - Mário, consegue internar o Sandro, não temos mais jeito, ele não abandona as drogas. É uma pessoa boa, mas foi demitido do trabalho, e está se afundando nas drogas. SANDRO já tinha tido várias internações, mas nenhuma o tinha livrado desse mundo horrível. Tinha perdido um filho, entrado em depressão, estava abandonado e seus familiares, como tantos outros, não viam mais saída para ele. Chegou na CT MAANAIM tímido, quietinho, mas sempre muito querido e simpático. Colocou cabos em todas as enxadas, foices, pás, martelos, picãos e tudo que encontrava na sua frente. Nunca teve uma inimizade e nem preguiça e, todos, até os cachorrinhos, com ele simpatizavam. No mês de setembro, com cerca de SEIS MESES de tratamento, começou a cuidar dos internos mais novos e ajudar nos trabalhos da Maanaim. Trabalhador incansável, com sua carequinha, começou até a ter alguns apelidos carinhosos, os quais nunca se aborreceu com eles, respondendo sempre com um sorriso largo. Agora, SANDRO MARTINS RODRIGUES está perto de ir embora. Irá nos deixar em 30 de dezembro de 2021. Voltará para sua família, longe das drogas e uma pessoa completamente diferente. Deixará saudades com todos nós, pois foi um acolhido muito diferenciado. ATÉ LOGO, filho do Seu Tacílio e D. Clementina. Até logo trabalhador que tanto nos honrou. Ficaremos com saudades. Se a Maanaim tivesse sido criada e existido apenas para te dar uma vida nova como a que você vai ter, já teria valido a pena. GRATOS A VOCÊ SANDRO, GRATOS A TODOS QUE AJUDARAM NA TUA RECUPERAÇÃO, GRATOS AO SAMUEL QUE TE RECEBERÁ NO TEU ANTIGO EMPREGO GRATOS AO SENAPRED QUE CUSTEOU TODO SEU TRATAMENTO. Nunca abandone o JESUS que você encontrou aqui. Que ELE te acompanhe em todos os seus dias, e junto com ELE, você faça sempre uma pequena oração para nós, para que tenhamos todo o sucesso com outros, assim como tivemos a honra de obter contigo.
EQUIPE MAANAIM
Elvis Biavatti (ex usuário de crack): 1. Como você está se sentindo? Me sinto otimista. Penso sempre que vai dar certo, porém sempre com os pés no chão, sem empolgação. Ainda não tive conflitos interiores, crises de abstinência, mas trabalho para estar o mais preparado possível se/ou quando vierem. Conto com minha força e com a equipe para me auxiliar, pois com certeza irei compartilhar tais sentimentos. Qual a expectativa do tratamento? A expectativa é sempre a melhor, pois quero recuperar o controle da minha vida. Quero ajudar e também ser ajudado. Imagino que seguindo tudo o que foi relatado e respondido nas questões anteriores tenho a receita perfeita para ter um ótimo tratamento. Ser otimista durante o dia a dia, sem perder o cuidado. Ter uma rotina sadia durante as atividades e horas livres. Ter o amparo da casa e da equipe quando for preciso e, sem dúvida, perceber a evolução, o crescimento e o aprendizado adquirido farão dos meus dias os melhores possíveis! Sem esquecer dos colegas e estando disponível para sempre poderem contar comigo nessa luta compartilhada.
ELVIS BIAVATTI
1. Qual a diferença que você tem percebido com o tempo de tratamento? • PSICOLOGICAMENTE Quando entrei, minha mente estava vivendo em uma ilusão. Eu não tinha objetivos, nenhuma perspectiva, vivendo em uma falsa felicidade, como se o álcool fosse a solução para tudo. Hoje estou mais focado, buscando ter mais objetivos. • EMOCIONALMENTE Me sentia derrotado. A bebida era um refúgio. Agora a emoção é de alegria, quero aproveitar a vida em cada momento. • FISICAMENTE Quando eu entrei, estava magro, deprimido. O corpo não reagia. Como pode o álcool tornar nosso corpo tão frágil... mas o tratamento vem mudando tudo isso!
Gilnei Schmit
“Aprendi com cada interno, nós temos realidades diferentes, porém os problemas são quase iguais. Também aprendi que nossa vida é uma passagem e passa muito rápido...devemos fortalecer nosso espírito com pensamentos bons. A droga é uma doença em nós, mas ela é curável em Jesus Cristo. Amém."
Gilnei Schmit